CRP RIBAFRIA 2 LUGAR NO GRANFONDO CHAMPIONS DAY
Em 2023 celebram-se os 250 anos de elevação da Figueira da Foz a vila e 140 anos da elevação a cidade.
A Figueira da Foz para comemorar, resolveu criar dois eventos de ciclismo, Granfondo Champions Day, prova no âmbito do Ciclismo para todos, que se realizou no sábado, dia 11.
No domingo dia 12, pela primeira vez na história do ciclismo nacional em Portugal, realizou-se uma clássica de nível mundial, a FIGUEIRA CHAMPIONS CLASSIC.
A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou neste grande evento, no Granfondo Champions Day, prova aberta a todos os federados e não federados, que contou com a presença de 1300 atletas, num percurso de 88 km e que a equipa aproveitou esta prova para dar algum ritmo de competitivo aos seus atletas e testar a condição física dos mesmos.
A prova teve inicio cerca das 10 horas da manhã, com a equipa do CRP Ribafria estando sempre colocada na frente do pelotão e a tentar controlar a corrida desde o inicio.
A Cerca de 65 km percorridos, deu-se uma fuga com cerca de 11 atletas, onde inicialmente a equipa tentou entrar com 3 atletas da equipa do CRP Ribafria (João Letras, Raul Ribeiro e Jorge Marques), mas Jorge Marques ficou fora deste grupo, ao embater numa tampa de saneamento e a partir a jante traseira da bicicleta, rasgando também o pneu.
A fuga acabou por ganhar uma distância considerável para o pelotão, e a faltar cerca de 10 km para a meta, João Letras não se sentiu bem, acabando por descolar da fuga, ficando Raul Ribeiro com o seu colega de equipa, que posteriormente tudo fizeram para entrar novamente no grupo da fuga, não o conseguindo vir a fazer até ao final, cortando a meta com mais de 1 minuto para o primeiro classificado, na décima e décima primeira posição.
Pedro Dias, que vem de uma luxação nas costelas e que se ressentiu, esteve sempre colocado no grupo intermédio, entre o pelotão e a fuga, acabou por ser o 3 atleta da equipa a cortar a meta, no 18 lugar.
Coletivamente a equipa conseguiu obter o 2 lugar.
O trabalho de equipa acabou por ser positivo, a união e entre ajuda esteve sempre presente, mas os resultados ficaram aquém das espectativas, pois a equipa acabou por não conseguir chegar ao pódio da geral individual.
A equipa aproveitou por passar o fim de semana na Figueira da foz, para assistir Figueira Champions Classic, a Clássica portuguesa com as melhores equipas do mundo.
De uma coisa estamos certos, demos luta, e dignificámos os nossos patrocinadores, e Iremos continuar a trabalhar para melhorar a condição física dos nossos atletas para a presente época.